Mutirão atende pessoas com deficiência visual em Belém do Pará

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) em Belém do Pará realiza desde o dia 21 de fevereiro um mutirão para atendimento de pessoas deficiência visual. O atendimento acontece a partir das 14h, no prédio localizado na Rodovia Arthur Bernardes. No total, serão 180 atendimentos para pessoas que dependem da assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão segue na sexta-feira (22) a partir das 8h.

De acordo com o CIIR, o serviço é oferecido para pessoas com baixa visão e de qualquer faixa etária. São necessários para o atendimento a apresentação das cópias do RG, comprovante de residência e do cartão SUS

Problemas visuais

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas de cegueira no Brasil são: catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular. Cerca de 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Entre elas, a mais comum é a visual, que atinge 3,5% da população. Na região Norte, há registros de 574.823 pessoas com esse tipo de deficiência, que corresponde a 3,6% dos habitantes, de acordo com o IBGE de 2010.

Entre os diversos problemas visuais, a oftalmologista do CIIR, Maria Maeve Vasconcelos Bourn Muniz, destaca a baixa visão que pode ser caracterizada por aqueles pacientes que, mesmo com os óculos, ou após já ter passado por procedimento cirúrgico oftalmológico, ainda possuem dificuldades visuais que podem interferir até no desenvolvimento das atividades cotidianas.

Serviço:

O CIIR funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, 1000. Mais informações: 4042-2157/58/59.

Fonte: G1 do Pará