Ribeirão Pires entrega certificados das Oficinas de Libras e Braile

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires entregou nesta quinta-feira, dia 7 de março, certificados de conclusão para 51 alunos que participaram das Oficinas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Braile, ministradas no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFORPE).

Os cursos foram oferecidos no último semestre de 2018 pela Secretaria de Educação, por meio da Coordenadoria Pedagógica. Para a oficina de Libras, foram ofertadas 33 vagas para professores, uma por unidade escolar municipal. As aulas foram ministradas pela professora da rede, Rebeca Henrique Lima, que atua também como intérprete da linguagem de sinais. A formação, que teve duração total de 30 horas, proporcionou vocabulário básico para a interação com os surdos.

A oficina de Braile, ministrada pelo professor José Nilton, que é deficiente visual, e pela professora assistente Camila Lima, contemplou 18 alunos que receberam o certificado de conclusão do Módulo II. A oficina teve duração de 40 horas, abrangendo o código de leitura e escrita baseado em 64 símbolos em relevo utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

“A iniciativa proporciona conhecimento e facilita a comunicação com surdos, mudos e cegos. Neste ano, estamos ampliando a oferta de vagas, incentivando a inclusão na vida social e no ambiente escolar”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

A estudante Samyra Silva Chinaqui conta que a oportunidade contribui para sua vida pessoal e profissional “Tenho uma irmã deficiente visual e aprendi muito. Estou preparada para auxiliá-la e ainda posso multiplicar para outras pessoas todo o conhecimento que adquiri”, explicou.

Neste semestre, a Secretaria de Educação abriu 85 vagas para as oficinas de Braile e Libras. As aulas terão início no dia 12 de março. As vagas para este período estão preenchidas.

Site: ABC de Ribeirão Pires-SP