ADVA inaugura na cidade de Gravataí Biblioteca em Braile

No dia 24 de junho, a Associação de Pessoas com Deficiência Visual e Amigos de Gravataí (ADVA) inaugurou a Biblioteca em Braile Paulo Farias. O Prefeito Marco Alba e o vice Áureo Tedesco acompanharam a solenidade.

“É muito importante oportunizar a leitura a todas as pessoas, tenham elas deficiência visual ou não. A leitura é conhecimento para todos e ao viabilizar para o máximo de pessoas é uma conquista para população da cidade”, disse o prefeito Marco Alba.

O evento foi conduzido pela presidente da ADVA, Patrícia Lisboa, pessoa com deficiência visual total, que entre uma fala e outra, agradeceu os voluntários e às pessoas com deficiência visual por acreditarem no trabalho e por fazerem dar certo.

Entre as autoridades presentes estavam a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gravataí Nara Evaristo, a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência Fanny Ricarda Hirschec  e o promotor institucional da Sociedade Bíblica do Brasil Mário Paiva.


Homenagem merecida

A Biblioteca Braile Paulo Farias recebeu esse nome em homenagem ao fundador da ADVA, que é pessoa com deficiência. A função social deste espaço é disponibilizar o acesso, o conhecimento e a informação aos cidadãos. O Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. É tradicionalmente escrito em papel em relevo.


Bíblia em braile

A Biblioteca recebeu da Sociedade Bíblica do Brasil, um conjunto de 39 exemplares da Bíblia em braile, que já estão a disposição dos leitores na ADVA. O local ainda conta com a Constituição Federal em braile, doada pelo Senado Federal e um Estatuto da Advocacia em braile, doado por um empresário.


Apoio é fundamental

A ADVA é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que atua em prol das pessoas com deficiência visual de Gravataí, com o objetivo de inseri-las na sociedade, priorizando a igualdade, o respeito e a acessibilidade. A entidade visa proporcionar a essas pessoas uma qualidade de vida melhor e igualitária com suas famílias e a comunidade, livre de preconceito e tabus.

Os interessados podem contatar a ADVA pelo telefone 98025-9441 ou pelo e-mail advagravatai2018@gmail.com. A associação fica na Rua Irmão Geraldo, 141, sala 304, no bairro Salgado Filho.

Fonte: O Repórter