Escola Louis Braille recebe o Diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do.Sul, Rafael Amaral

Esteve hoje na Escola Louis Braille o o Diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do.Sul, Rafael Amaral e sua equipe.. Ele e sua equipe foram recebidos pela diretora da escola professora Ana Berenice Reis, pela supervisora administrativa do Centro de Reabilitação , Thais Venzke.

O que é o  Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul

O Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, seus dependentes e pensionistas denomina-se IPE Saúde. A intuição trabalha com um conjunto de ações visando à prevenção de doenças, promoção, educação e assistência à saúde.

Responsável pela assistência médica e hospitalar de mais de um milhão de pessoas, o IPE Saúde iniciou como um benefício concedido pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS em 1966, com a criação da assistência médica hospitalar operatória. Nesse período, o Instituto passou por uma grande reestruturação, que incluiu o início da assistência à saúde do servidor público. Em 1971, o IPE Saúde passou a ter o formato que tem nos dias atuais.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias na área médica, e necessidade de uma gestão especializada tanto na saúde como na área da previdência, que era a atuação original do IPERGS, foi elaborado um Projeto de Especialização do IPE.

A especialização teve como foco a qualificação dos serviços prestados ao servidor gaúcho, e para isso, a necessidade em separar as duas áreas de atuação – saúde e previdência – em autarquias distintas.

Os projetos de lei complementar que tratavam sobre a previdência do Estado, foram aprovados pelo plenário da Assembleia Legislativa no dia 6 de março, e as leis referentes à criação da autarquia IPE Saúde e reestruturação do quadro de pessoal do IPERGS, no dia 13 do referido mês.