Uber se compromete a não cobrar de usuário taxa de limpeza, nem de cancelamento para passageiros com cão-guia, diz MP

O Ministério Público de São Paulo afirmou nesta quinta-feira (13) que representantes legais do aplicativo de transporte Uber participaram de uma reunião com o órgão e se comprometeram a não cobrar taxa de limpeza e de cancelamento para pessoas com deficiência visual que são auxiliadas por cães-guias. A decisão faz parte do comprometimento da empresa em cumprir determinadas normas de acessibilidade para pessoas com deficiência.

O encontro foi promovido após um inquérito ser instaurado para apurar eventual recusa de motoristas do aplicativo em transportar portadores de deficiência visual que necessitam do auxílio do cão-guia. Durante a reunião a empresa se comprometeu a não cobrar a taxa de cancelamento, caso o motorista cancele a corrida por discriminação.

Uber se compromete a não cobrar taxa de limpeza para pessoas com deficiência visual que são auxiliadas por cães-guias.  — Foto: Rede Globo

Quanto a cobrança da taxa de limpeza, de acordo com o site da Uber, o valor que pode ser solicitado pelo motorista é cobrado do usuário.

O valor da taxa varia de acordo com a gravidade da situação:

  • Danos leves no interior ou exterior do veículo – R$ 50.
  • Danos moderados – R$ 80
  • Danos moderados a graves – R$ 200
  • Danos graves – R$ 350

G1 procurou a assessoria de imprensa da Uber, mas até a publicação desta reportagem não obteve retorno.

Fonte: G1 São Paulo