Aulas de Braille com Ben Hur Flores e Patrícia Dornelles

Hoje ocorreu a aula de braille com a professora do Centro de Reabilitação Visual da Louis Braille (CRV), Vanice Gomes. Primeiro foi com o aluno Ben Hur Flores das 8h às 8h30min e após com a Patrícia Dorneles.

O Ben Hur Flores é atendido na Louis Braille desde 2012. Ele fala um pouco do quanto tem aprendido nesses anos sendo atendido pela Louis Braille e o recomeço na vida dele. ” Nos últimos anos eu tenho falado muito que existe um Ben Hur antes e depois do Braille. Quando eu descobri a deficiência visual em 2012, achei que meu mundo tinha caído. Fiquei quatro meses que fechei as portas da ONG, pensei não tem como ajudar se eu preciso que me ajudem. A humildade passou longe naquele primeiro momento. Até então dava o discurso da humildade, mas não praticava. Aí com a deficiência visual, tive que ser um cara mais humilde mesmo. A deficiência vai te trazer uma limitação , mas não incapacidade”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Já a Patrícia Gonçalves Dornelles está a menos tempo, mas já se sente como a Louis Braille fosse sua segunda casa. E ela nos conta sobre os atendimentos que ela recebe na instituição. ” Se eu te disser que a Louis Braille é a minha segunda casa e família além é claro das minhas famílias e meu marido. Como já sou deficiente visual, enfrento também há 15 dias mais perda de visão agora no olho esquerdo. Está sendo bem difícil para mim. Tento me reanimar, porque no outro olha que já tinha perdido, tenho apenas 18 por cento de visão. é bem complicado. Começo um novo desafio. Mesmo assim agradeço a ajuda de todas e todos que trabalham aqui. Só que é uma situação complicada porque se enxerga tudo pela metade , depender de todo mundo, ainda se tiver outro olho bom, mas ele já está bem comprometido aí fica bem mais difícil”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna
A imagem pode conter: 1 pessoa

As aulas são sempre sexta-feiras às 8h na sala de fisioterapia do CRV que fica anexo à Escola na Rua Padre Felício. Caso necessite de atendimento no centro procure a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa e solicite uma consulta para a Reabilitação Visual.

Mais informações pelo telefone 53 3222-2151 ou através do e-mail centroreabilitacaovisualllb@hotmail.com