Confira 10 livros que viraram filmes e que estão disponíveis em formatos acessíveis

Livros são invenções extraordinárias. A experiência da leitura tem o poder de levar a nossa mente para outro universo e nos dá a possibilidade de aprender, crescer, pensar e se divertir.

Há histórias que são tão marcantes que acabam ultrapassando as páginas dos livros e vão direto para as telas do cinema, dando um novo formato para diversas histórias pelas quais nos encantamos.

Que tal, então, aproveitar esse período em casa para ler livros que inspiraram grandes sucessos da sétima arte?  Preparamos uma lista com títulos nacionais e internacionais para você aproveitar. O melhor de tudo, é que todos estão disponíveis na Dorinateca, a nossa biblioteca virtual. Confira!

Livros nacionais

1) Pequeno Segredo: a lição de vida de Kat para a Família Schurmann

Descrição da imagem: foto de Heloísa Schurmann com um livro aberto sobre prancheta à sua frente. Ela usa fones de ouvido e tem um microfone de estúdio posicionado à altura do rosto.
Velejadora e escritora Heloísa Schurmann grava prefácio de seu best-seller “Pequeno segredo” nos estúdios da Fundação Dorina

Baseado em fatos reais, o livro publicado em 2012 gira em torno da família Schurmann, conhecida por seus cruzamentos marítimos. Por muito tempo, eles guardaram a comovente história da adoção de uma menina. Kat é uma jovem frágil, mas de muita personalidade. Ela vive com os pais, Heloísa e Vilfredo, que a adotaram de um casal de amigos. A comovente história rendeu um filme lançado em 2016 estrelado por, Mariana Goulart, Júlia Lemmertz e Marcello Antony. A versão falada é exclusivamente da Dorinateca e a Heloísa Schurmann, autora do livro, gravou a sua voz no prefácio do livro falado que está disponível na plataforma.

2) O Vendedor de Sonhos

Esse drama fictício de Augusto Cury conta a história de Júlio César, um professor universitário famoso que está tentando cometer o suicídio, quando é interrompido por um homem desconhecido cheio de reflexões pertinentes sobre a vida. Após desistir de pular para a morte, Júlio passa a seguir o humilde homem desconhecido e juntos eles vão a mais pessoas, com uma mensagem de libertação da rotina incessante em que os seres humanos vivem. Publicada em 2008, a história que faz parte de uma trilogia, ganhou filme somente do primeiro livro, em 2016, dirigido por Jayme Monjardim e estrelado por Dan Stulbach e César Troncoso.

3) Capitães da Areia

Cena do filme Capitães da Areia. Diversas crianças e adolescentes estão correndo à beira da praia, com alguns objetos nas mãos como pedaços de ferro.
Cena do filme Capitães da Areia | Foto: Distribuição Imagem Filmes

Capitães da Areia é um romance de Jorge Amado, escrito em 1937, que conta a vida de um grupo de crianças que vivem nas ruas de Salvador, nos anos 30. As aventuras de Pedro Bala, Boa Vida, Professor e outros diversos amigos no Trapiche foram retratadas em 2011, num filme dirigido por Cecília Amado, neta do escritor.

4) Cidade de Deus

Cidade de Deus é uma obra de Paulo Lins, que mostra as transformações sociais pelas quais passou o conjunto habitacional Cidade de Deus, que se inicia na criminalidade dos anos 60 à situação de violência generalizada e de domínio do tráfico de drogas da década de 1990.  A história, publicada em 1997, teve sua adaptação para o cinema em 2002, com direção de Fernando Meirelles.

5) Meu pé de Laranja Lima

Meu Pé de Laranja Lima é um clássico! O romance juvenil escrito por José Mauro de Vasconcelos, publicado em 1968, que conta a história do pequeno Zezé que, diante de uma vida dura e pobre, encontra saída em sua imaginação. Assim, nasce a amizade com Minguinho, um pé de laranja-lima, com quem passa a brincar e bater papo. Inspirado no clássico da literatura brasileira que marcou gerações de crianças, o filme foi lançado em 2012.

Livros Internacionais

Cena do filme Marley e Eu. Um homem está sentado na areia de uma praia, a frente de um tronco de árvore, com as pernas dobradas e os braços sobre os joelhos, segurando um livro em uma das mãos e, ao mesmo tempo, a coleira de seu cão, que está sentado ao seu lado direito. Ambos olham para frente..
Cena do filme Marley e Eu | Foto: Distribuição 20th Century Fox

6) Marley e Eu: a vida e o amor ao lado do pior cão do mundo

Baseado na história real do escritor e jornalista John Grogan, o livro – que se tornou um best seller– conta a vida do cachorro do escritor, Marley, um labrador que fez parte do cotidiano de John por cerca de 13 anos. A narrativa, publicada em 2005, traz histórias de momentos cômicos e tristes do cachorro ao lado de John e sua esposa. O livro fez tanto sucesso que ganhou um filme dirigido por David Frankel em 2008, estrelado por Owen Wilson e Jennifer Aniston.

7) O Senhor dos Anéis

Planejado para ser único, mas publicado em três partes, este livro de J. R. R. Tolkien é uma continuação de “O Hobbit” – que também virou filme. O primeiro livro da trilogia foi publicado em 1954 e conta a história de Frodo, um hobbit que recebe de seu tio o dever de guardar um anel que carrega consigo muito poder. Frodo, ao lado de Sam, Merry e Pippin, passará por muitos obstáculos e aventuras para proteger o anel, e a história será desenvolvida pelos dois livros seguintes. Seu sucesso foi tão grande que os três livros foram adaptados para o cinema em 2001, 2002 e 2003 respectivamente.

8) Cinquenta Tons de Cinza

O livro, da autora E. L. James, é narrado pela protagonista Anastasia Steele, uma estudante de literatura de 21 anos. A pedido de uma amiga, se encontra com o jovem empresário Christian Grey para entrevistá-lo. Ana só não contava em se apaixonar por esse homem enigmático e cheio de poder. O romance teve seu primeiro livro publicado em 2011 e se desenvolve no decorrer de uma trilogia, que ganhou seus respectivos filmes: Cinquenta Tons de Cinza (2015), Cinquenta Tons Mais Escuros (2017) e Cinquenta Tons de Liberdade (2018), estrelados por Dakota Johnson e Jamie Dornan.

9) O Código Da Vinci

Escrito por Dan Brown e publicado em 2003, esse livro traz uma história envolvente, na qual um professor de iconografia tenta desvendar enigmas e segredos protegidos pela sociedade secreta Priorado de Sião, desde os tempos de Jesus Cristo. Este é o primeiro livro de uma trilogia que envolve o personagem principal em outros mistérios. Apesar de causar polêmica por contestar a santidade de Jesus Cristo, até hoje a história faz grande sucesso, tanto que ganhou um filme em 2006, estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou.

10) O Menino do Pijama Listrado

A história escrita por John Boyne, publicada em 2006, ocorre durante o Holocausto e apresenta um garoto de nove anos, filho de um militar alemão que se muda com toda a família para um casarão. Sem saber muito bem sobre o trabalho de seu pai, e entediado por estar sozinho, o garoto se aventura nos arredores de sua casa, encontrando um local estranho que o separa de diversas pessoas vestidas de “pijama”. O livro foi tão aclamado pela crítica, que ganhou um filme em 2008 estrelando Asa Butterfield e Jack Scanlon.

Gostou das nossas sugestões? Então acesse www.dorinateca.org.br  e aproveite o vasto acervo disponível para as pessoas com deficiência visual, com opções de livros acessíveis nos formatos falado, digital acessível e braille para impressão.

Fonte: Site da Fundação Dorina Nowill para Cegos