Campo Largo é a segunda cidade do Paraná a reconhecer a visão monocular

A última terça-feira (05) foi duplamente especial para pessoas com visão monocular, pessoas com deficiência visual em um dos olhos. Primeiro porque a data celebra o Dia da Pessoa com Visão Monocular e, em segundo, com a conquista do reconhecimento de campo-larguenses que possuem visão monocular como pessoa com deficiência visual, com sanção da lei assinada pelo prefeito Marcelo Puppi.

O projeto de lei havia sido aprovado ainda no dia 27 de fevereiro, na Câmara dos Vereadores, em unanimidade, e trazia em seu texto que “as pessoas com visão monocular, após a publicação da presente Lei, serão inseridas em todos os programas e benefícios destinados às pessoas portadoras de deficiência no município de Campo Largo”. Assim, o município é o segundo do Paraná a ter uma lei municipal específica para essas pessoas.

Ednilson Cunico, professor e um dos articuladores do projeto de lei, comemorou a conquista explicando que a comunidade campo-larguense que possui visão monocular está muito feliz com a sanção e que agora irá auxiliar outras cidades que já se mostraram empáticas à causa. “A sensibilização dos vereadores foi um ponto muito importante nessa luta. Consideramos que a sanção foi bastante rápida, pois aprovação de uma Lei leva tempo, muita conversa, contatos, explicações, estudo e análise de material científico. Hoje temos vários municípios que se interessaram pelo assunto, como Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá, Lapa, Francisco Beltrão e iremos ajudar eles nesse processo, inclusive já temos contatos encaminhados”, conta.

Ainda em primeira entrevista concedida à Folha, o professor, que nasceu já com a deficiência, relembrou que as pessoas com visão monocular são impedidas de exercer algumas profissões e tirar carteira de motorista acima da categoria “B”, então acredita ser justa a contrapartida, do reconhecimento como pessoas com deficiência.  Com a Lei 3.206, de 05 de maio de 2020, pessoas com visão monocular serão incluídas em todos os programas e benefícios destinados às pessoas com deficiência em Campo Largo.

Fonte: Folha Campo Largo