Bixby ganha novos recursos de acessibilidade para deficientes visuais

Assistente virtual da Samsung, a Bixby ganhou novos recursos de inteligência artificial para auxiliar deficientes visuais. As novidades foram implementadas no Bixby Vision, que usa a câmera do celular para oferecer os três novos recursos: Quick Reader, Scene Describer e Color Detector.

O Quick Reader (leitor rápido, em tradução direta) funciona de maneira semelhante ao Google Lens, identificando textos e objetos no campo visual da câmera do aparelho. Segundo a Samsung, o recurso pode reconhecer mais de 1.000 objetos como frutas, vegetais e produtos de limpeza.

Outro recurso do Quick Reader é ler textos para o usuário, bastando apontar a câmera do celular para ele e usar o comando de voz “Bixby Vision Quick Reader” ao apertar o botão Bixby.

Já o Scene Describer (descritor de cena) pode ser usado para entender o que está passando ao redor, podendo ser utilizado também com imagens armazenadas no aparelho. A Samsung indica como uso potencial a identificação de obstáculos no caminho. O comando de voz para usar o recurso é “Bixby Vision Scene Describer”.

Por fim, o Color Detector (detector de cores) funciona como um escâner de cores. O recurso identifica a cor dentro da área mostrada na tela, anunciando por áudio o nome. A detecção é ativada selecionando o modo “Color Detector” dentro do aplicativo Bixby Vision.

De acordo com a Samsung, o recurso já está disponível no aplicativo em português, mas pode ser necessário atualizar os apps do assistente virtual na Galaxy Store.

Fonte; CanalTech