Trinta novos sinais sonoros são instalados para auxiliar a travessia em faixa de pedestres de deficientes visuais em Vila Velha

Trinta novos equipamentos  sonoros foram instalados pela Prefeitura de Vila Velha nos principais cruzamentos da cidade. O equipamento,  emiti um sinal sonoro de localização, e auxilia a travessia de deficientes visuais pela faixa de pedestres, mantendo um tempo especifico que possibilite a travessia da via de forma segura.

Além de emitir um bipe de localização, as botoeiras também possuem orientações em braile com a indicação da direção das faixas de pedestres. Os equipamentos foram instalados conforme a resolução 704 de 10 de outubro de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Os equipamentos antigos tiveram que ser removidos porque já não atendiam as novas especificações estabelecidas pelo órgão nacional de trânsito.

Os equipamentos foram instalados no cruzamento das avenidas Champagnat com Luciano da Neves, no Centro; e com a Avenida Antônio Gil Veloso, na Praia da Costa. Também no mesmo bairro na Avenida Antônio Gil Veloso com a Rua XV de novembro. Na Glória na Avenida Carlos Lindenberg com a ruas Santa Terezinha e Nordeste, na Avenida Jerônimo Monteiro com a Rua Santa Terezinha e também entra a Santa Terezinha com a Rua Getúlio Vargas.

“A instalação dos equipamentos com dispositivos mais eficientes e modernos além de facilitar a circulação de pessoas cegas ou pessoas com mobilidade reduzida, ajudam a melhorar consideravelmente a acessibilidade do município”, destacou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior.

O presidente da União de Cegos Dom Pedro II (Unicep), Carlos Ajur, elogiou a iniciativa. “Com os novos equipamentos ficou ainda melhor a travessia. E tudo que vem para melhorar a mobilidade é saudável e salutar porque facilita o dia a dia do deficiente visual”, completou.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha e Folha de Vitória