Novo jogo pós-apocalíptico traz opções de acessibilidade para deficientes visuais

Após um longo período de desenvolvimento, o game The Last of Us Part 2, do estúdio Naughty Dog, chega ao mercado como um fortíssimo candidato a jogo do ano. E dentre os motivos que o colocam como forte concorrente, está a promessa de que esse será o jogo com mais opções de acessibilidade já criado até aqui.

Como forma de conseguir críticas produtivas para o game, perto do seu lançamento uma cópia foi enviada antecipadamente para influenciadores digitais e para grandes mídias como IGN poderem dar sua opinião. Dentre todos os influenciadores digitais que receberam uma cópia do jogo quem se destacou foi o streamer canadense Steve Saylor. Consultor de acessibilidade em videogames, Saylor atua como editor de mídia do Can I Play That, um site dedicado para compartilhar experiências de jogadores de vídeo games com algum tipo de deficiência.

Ele recebeu acesso antecipado para dar sua crítica, já que a desenvolvedora prometeu entregar a acessibilidade para todos poderem jogar. Sua reação foi emocionante.

Em sua rede social no Twitter, Saylor falou sobre sua experiência: “Eu relutei em postar isso. Gravei minha reação quando vi pela primeira vez as configurações de acessibilidade em The Last of Us Part 2, pensando que seria um vídeo divertido para a posteridade. Eu não esperava isso. É por isso que fazemos o que fazemos. Obrigado, Naughty Dog”.

De acordo com a desenvolvedora do jogo, The Last of Us Part 2 possui mais de 60 configurações de acessibilidade, com opções expandidas com foco total em audição e habilidade motora. Para aqueles jogadores como Saylor que são cegos ou que possuam uma baixa visão a Naughty Dog traz novidades para ambos.

Criar um jogo que seja acessível para pessoas cegas ou de baixa visão significa ter que providenciar novas maneiras de navegar o mundo do jogo. A Assistência de Navegação pode ser usada para guiá-los pelo caminho da história central, ou você pode usar o modo ‘Enhanced Listen’ para sair procurando inimigos e itens em vez disso. Para ajudar a se mover pelo mundo do jogo, também há opções de transporte simples, proteções em beiradas contra queda e a habilidade de pular os puzzles completamente.

Fonte:UOL