Viçosa instala semáforos com sinal sonoro para deficientes visuais

A população de Viçosa poderá contar com a semáforos de sinal sonoro para pedestres com algum tipo de deficiência visual.

Segundo informações da Diretoria de Trânsito (Diretran), ligada à Superintendência de Gestão Pública e Governança, a instalação das botoeiras eletrônicas sonorizadas, que auxiliam pessoas com deficiência visual durante a travessia de vias, teve inicio na cidade na semana passada.

Os deficientes visuais receberão treinamento da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Centro Especializado em Reabilitação (APAE/CER III) para se adaptarem à nova tecnologia.

Já foram instaladas as quatro botoeiras no cruzamento na rua Professor Sebastião Lopes Carvalho, próximo à Praça Mário Del Giudice, onde também foi realizada toda a adequação da sinalização e reparos no passeio.

A expectativa é que neste ponto já comece a funcionar o sinal sonoro até esta quinta-feira (31). Outro ponto que também receberá a tecnologia é nas quatro pilastras, na entrada da Universidade Federal de Viçosa.

Semáforos com sinais sonoros  — Foto: Divulgação/Detran-AC

No total foram investidos R$ 71.897,00 nas botoeiras trocadas e nos novos equipamentos.

De acordo com o diretor de Trânsito da Prefeitura de Viçosa, Lidson Lehner, a licitação das botoeiras aconteceria no início do ano e foram adiadas devido ao foco no atendimento às demandas do combate à Covid-19, mas o objetivo é que a tecnologia permita autonomia aos deficientes visuais.

G1 TV INTEGRAÇÃO MG