Agora SPTaxi é acessível para deficientes visuais

A nova versão do SPTaxi, aplicativo de transporte individual da cidade de São Paulo, garante a acessibilidade às pessoas com as necessidades especiais mais comuns que podem afetar o uso de um aplicativo, como cegueira ou baixa visão e daltonismo.

O SPTaxi, que foi relançado no final do mês de novembro de 2020, utiliza tecnologias assistivas – contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência – que ajudam a aumentar e melhorar as capacidades de acesso das pessoas com deficiência, como leitores de tela e dispositivos de ampliação.

Testado pelo deficiente visual total Michel Veríssimo, o SPTaxi foi muito bem avaliado. “Está perfeito. A etiquetagem dos ícones está boa, o TalkBack interage bem, e os códigos dos programas foram inseridos da forma correta”, afirma Michel.

Segundo ele, isso possibilita que o leitor de tela converse com o aplicativo.Publicidade

De acordo com Fernando Kasprik, diretor da Alias Tecnologia, o aplicativo utiliza os recursos nativos das plataformas, sendo assim, o usuário com deficiência visual não encontrará dificuldades em utilizar os dispositivos. Em aparelhos com o sistema Android, a tecnologia usada é o TalkBack e, no iOS, a VoiceOver.

“Ao acioná-lo, o recurso descreve, em voz alta, o que está na tela, facilitando a utilização e cumprindo o objetivo de guiar a experiência de um deficiente visual”, explica Kasprik.

Os daltônicos ou pessoas com baixa visão podem também acionar recursos nativos dos sistemas que alternam as cores, e o tamanho de letras e ícones são recursos nativos das plataformas Android e iOS, que uma vez ativos, servirão para todos os aplicativos existentes no celular. “Sendo assim, os usuários cegos ou com baixa visão, ao usar o SPTaxi, terão a possibilidade de acionar o modo leitor.”

Outras novidades

A acessibilidade é uma das novidades do SPTaxi, que passou a aceitar o pagamento das corridas com cartão de crédito diretamente no aplicativo.

Desde que assumiu a gestão do SPTaxi, a empresa Alias Tecnologia desenvolveu todas as funcionalidades previstas no edital de concessão do serviço e vem fazendo uma revisão completa de funcionalidades e questões técnicas para melhorar ainda mais a experiência dos usuários durante o uso do aplicativo.

Aplicativo SPTaxi Prefeitura

Além da acessibilidade e da nova forma de pagamento, a versão atualizada do aplicativo permite que o passageiro possa visualizar antecipadamente o valor da corrida, podendo assim comparar, além do tempo de corrida, o melhor preço.

Os passageiros poderão ainda obter descontos entre 10% a 40% nas corridas em todos os horários do dia, sendo que o usuário escolherá o percentual de desconto no momento em que solicitar a corrida.