Mochila com IA ajuda na locomoção de cegos em vias públicas

Pensando em auxiliar deficientes visuais a andarem sem a necessidade de cães-guias ou bengalas, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, desenvolveu uma mochila equipada com sistema IA (inteligência artificial) que avisa o usuário sobre obstáculos no caminho.

O projeto funciona a partir de câmeras OAK-D instaladas de maneira escondida em um colete e em um cinto preso à cintura do usuário, que fornecem informações sobre obstáculos e profundidade do ambiente. As câmeras executam o Movidius VPU da Intel e são programadas usando o kit de ferramentas OpenVINO,

Esses equipamentos de vídeo estarão conectados a um sistema de IA que funciona em um notebook dentro da mochila e permite o reconhecimento de objetos e obstáculos comuns em um trajeto na rua, como carros, bicicletas, outros pedestres e até mesmo galhos de árvores pendentes. A inteligência artificial também foi programada para reconhecer terrenos típicos como, por exemplo, calçadas, grama, meio-fio e pavimento.

Mochila com IA da Intel
Mochila com IA ajuda na locomoção de cegos em vias públicas. Imagem: Intel

Para garantir ainda mais a segurança do cego que estiver usando o aparelho, o sistema reconhece sinais de trânsito e lê palavras em voz alta para o usuário. A mochila também é equipada com um dispositivo GPS e um receptador de microfone para que os usuários se comuniquem e até façam perguntas ao sistema. Os questionamentos serão respondidos por meio de mensagens faladas que serão enviadas a um fone de ouvido via Bluetooth.

Fonte: Site Olhar Digital