Trilha Ecológica Sensorial é a primeira acessível a pessoas com deficiência na Região dos Lagos

Uma trilha diferente. Que explora sabores, texturas, aromas… assim é a Trilha Ecológica Sensorial, inaugurada nesta sexta-feira (25) na Fazenda Campos Novos, no distrito de Tamoios, em Cabo Frio. Como parte da programação da I Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, a trilha é a primeira acessível e inclusiva em toda a Região dos Lagos.

Para a inauguração, foi promovida uma experiência com dez convidados por vez. Em parte do trajeto, os participantes foram vendados para desfrutar da natureza utilizando outros sentidos: olfato, tato e audição. A venda também foi utilizada para demonstrar a possibilidade dos deficientes visuais acessarem o percurso. Na primeira trilha, duas pessoas com deficiência também estavam presentes.

A trilha tem um quilômetro de extensão e é totalmente plana, para possibilitar que cadeirantes visitem o local. No trajeto, junto às placas que identificam as plantas, há também uma indicação em braille, para que as pessoas com deficiência visual saibam de que espécie se trata.

Trilha Sensorial pode ser acessada gratuitamente por pessoas de qualquer idade em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio — Foto: Isadora Aires/G1

A trilha é gratuita e acessível para pessoas de todas as idades e com qualquer tipo de deficiência. O percurso ficará disponível para visitação em todos os dias em que acontecerem eventos no Parque de Exposições da Fazenda Campos Novos.

Para participar, basta agendar com os guias, que estarão na tenda montada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer.

Fonte: INTER TV -G1 RJ