PREFEITURA APOIA ATLETAS EM CAMPEONATO ESTUDANTIL PARADESPORTIVO

Por: Tatiana de la Torre

Pelotas representada por três atletas no Campeonato Estudantil Paradesportivo do Rio Grande do Sul (Paracergs), que está ocorrendo entre quinta e sexta-feira (24) no Grêmio Náutico União em Porto Alegre. A delegação pelotense, organizada pela Prefeitura, inclui três estudantes com deficiência, sendo uma aluna da rede municipal, um estudante de escola estadual e um aluno de colégio particular. A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) coordena a delegação e atua com técnicos para acompanhar os atletas durante as provas.

Doris de Andrade, atleta do Colégio Pelotense e da Escola Louis Braille

A jovem de 14 anos, Doris Santana de Andrade, estudante do Colégio Pelotense e da Escola Louis Braille, disputa as provas de atletismo nas modalidades de corrida e salto em distância no evento regional promovido pela Secretaria Estadual do Esporte e Lazer (SEL). Doris já conquistou título nas paralimpíadas escolares de 2019 na prova de 800m rasos para alunos com deficiência visual.

A expectativa do coordenador do programa de paratletismo da SMED, Huibner Machado da Silva, é que os atletas de Pelotas se classifiquem nessa seletiva estadual e possam representar o RS nas Paralimpíadas Escolares de 2021, evento nacional para estudantes entre 12 e 17 anos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro que, neste ano, ocorrerá entre 22 e 27 de novembro na cidade de São Paulo. “A participação neste tipo de evento estimula os atletas e incentiva outras crianças e estudantes do Ensino Básico com deficiências físicas, visuais e intelectuais, a ingressarem no esporte. Alunos envolvidos em atividades esportivas melhoram o desempenho escolar, formam uma rede social e mantêm hábitos mais saudáveis”, argumentou Huibner.

Os jovens de 17 anos, Milaini Alviço Araújo, do Colégio Estadual Dom João Braga, e Arthur Franco de Campos, do Colégio São José, irão disputar vaga na natação no campeonato estudantil. Cada atleta é acompanhado por um técnico de sua escola e tem a viagem subsidiada pelo programa.

CONFIRA A DELEGAÇÃO:

Colégio Pelotense

  • Atleta: Doris Santana de Andrade
  • Técnico: Kátia Berni

Colégio Estadual Dom João Braga

  • Atleta: Milaini Alviço Araújo
  • Técnico: Antônio Carlos Weymar
  • Apoio: Maiara Nunes Luz

Colégio São José

  • Atleta: Arthur Franco de Campos
  • Técnico: Ingo Stumm Jr
  • Apoio: Potiguar Nogueira Borba
  • Coordenador Geral SMED: Huibner Machado da Silva

Foto: Divulgação / SMED e matéria publicada no Diário da Manhã