Calçadas acessíveis e bicicletas para pessoas com deficiência são inauguradas na orla

Os projetos Bike sem Barreiras e Rota Acessível foram inaugurados na manhã de hoje, 25, pela Prefeitura de Fortaleza. Em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e com a Uninassau, as iniciativas possibilitam que pessoas com deficiências utilizem os equipamentos para caminhabilidade na Capital. Projetos se unem ao Praia Acessível, localizado na Praia de Iracema. Aos sábados, de 8h às 12h, o Bike sem Barreiras contará com instrutores que vão realizar o acompanhamento e ensinar as pessoas a utilizar essas bicicletas adaptadas na ciclofaixa da Beira Mar.PUBLICIDADE

A Rota Acessível começa no Mercado dos Peixes e segue até meados do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. “É uma rota adaptada com calçadas, com rampas elevadas. Além do trânsito calmo e sinalização devida”, detalhou o prefeito Sarto (PDT) em transmissão nas redes sociais.

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.Assine

Em point instaurado no bairro, bicicletas acessíveis também fazem parte do programa. São três modelos: a handbike, manuseada com as mãos; uma bicicleta adaptada para pessoas com deficiência visual que, acompanhadas de um monitor, podem percorrer a rota; e o terceiro equipamento visa atender pessoas tetraplégicas.

Prefeito também citou a proposta do Praia Acessível, ativo neste sábado. O projeto retomou suas atividades em agosto por agendamento. O serviço oferece espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, além do suporte personalizado e seguro de cuidadores. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, de 9h às 13 horas, na Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata, ao lado do Aterrinho, em Fortaleza. 

Fortaleza realiza programação especial na Semana Nacional do Trânsito

As ações, organizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), contaram com atividades voltadas para direção responsável e preservação da vida22:19 | Set. 17, 2021 Autor Lara Vieira Tipo Notícia

Evento distribuirá de plaquinhas educativas para bicicletas e fará diálogos educativos sobre trânsito(foto: BARBARA MOIRA)
Evento distribuirá de plaquinhas educativas para bicicletas e fará diálogos educativos sobre trânsito(foto: BARBARA MOIRA)

APrefeitura de Fortaleza realiza uma programação especial em homenagem à Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. Com o tema “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”, o objetivo é intensificar ações de educação, engenharia e acessibilidade que chamem a atenção da população sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida.

Segundo a entidade, a agenda deste ano já começa com uma novidade. Pela primeira vez, haverá uma exposição dos projetos e serviços desenvolvidos pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A exposição acontece no Shopping Benfica e segue até o dia 24, nos horários de 14 às 21 horas (segunda a sábado) e de 14 às 20 horas (aos domingos).

O espaço promete expor as principais intervenções desenvolvidas no âmbito da mobilidade urbana. Será ofertado, ainda, o credenciamento de idosos e pessoas com deficiência para vagas de estacionamento, cadastro para curso de pilotagem segura e sistema Bicicletar, distribuição de plaquinhas educativas para bicicletas e diálogo com educadores de trânsito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.Assine

A programação continua no domingo, 19, com uma mobilização educativa voltada aos ciclistas durante a ciclofaixa de lazer na av. Beira-Mar com a av. Desembargador Moreira. Já na segunda-feira, 20, a ação vai contar com a parceria da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para conscientizar sobre a importância do respeito ao pedestre e ao ciclista. A abordagem será realizada no Terminal da Parangaba, das 7h as 12h.

Já o bairro Conjunto Palmeiras será beneficiado com o Projeto Praças Vivas, que realiza intervenções para revitalização e ocupação democrática de espaços atualmente ociosos da malha viária.

Outro marco da programação está previsto para a terça-feira, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A ação vai contar com o lançamento de uma rota acessível na av. Beira-Mar, entre o Mercado dos Peixes e o Dragão do Mar. No mesmo dia, a velocidade em sete importantes corredores da cidade será readequada para 50 km/h.

Sobre o assunto

Na quarta-feira, 22, Dia Mundial sem Carro, Fortaleza alcança a marca de 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária e ocorrerá a inauguração da nona estação do Mini-Bicicletar, no Pólo de Lazer do Conjunto Esperança, e de mais uma estação do Bicicletar, na avenida Heráclito Graça com a rua Rodrigues Junior. Já na quinta-feira, 23, a av. Lineu Machado receberá uma nova faixa de pedestres e o projeto “Ruas para Mulheres”, que visa melhorar as condições de segurança nas paradas de ônibus.

Finalizando a semana, na sexta-feira, 24, além de uma nova praça viva no bairro Jacarecanga, haverá também uma ação educativa voltada à segurança do motociclista na av. Tristão Gonçalves, de 7h às 11h. A Semana Nacional do Trânsito é organizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e replicada por diversos órgãos de trânsito em todo o País.

Serviço

Semana Nacional do Trânsito – 2021
Tema: No trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas

Dia 18/09 – Sábado
Início da exposição sobre trânsito no shopping Benfica – até dia 24

Dia 19/09 – Domingo
Mega Ação Educativa na Ciclofaixa de Lazer com distribuição de plaquinhas e adesivos de respeito ao ciclista (av. Beira Mar com av. Desembargador Moreira)

Dia 20/09 – Segunda-feira
Ação Educativa no terminal da Parangaba em parceria com a Etufor de manhã (Adesivagem dos ônibus – Respeito ao Ciclista)
Praça Viva Conjunto Palmeiras

Dia 21/09 – Terça-feira
Readequação da velocidade em sete vias simultaneamente: av. Senador Fernandes Távora, av. Rogaciano Leite, av. Godofredo Maciel, av. Juscelino Kubitscheck, av. Dr. Theberge, av. Parsifal Barroso, av. Heribaldo Costa
Inauguração do Projeto Rota Acessível para pessoas com deficiência entre o Mercado dos Peixes e o Dragão do Mar

Dia 22/09 – Quarta
Dia Mundial Sem Carro
Inauguração da nona estação do Mini-Bicicletar e da estação 192 do Bicicletar

Dia 23/09 – Quinta
Projeto Ruas para Mulheres – Av. Lineu Machado
Sinalização da Segunda Maior Faixa de pedestres do Brasil e Ação de Urbanismo Tático – Lineu Machado

Dia 24/09 – Sexta
Projeto Praça Viva no bairro Jacarecanga
Ação educativa para motociclistas com distribuição de Corta Pipa na av. Tristão GonçalvesDúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

semana nacional do trânsitodepartamento nacional de trânsito (denatran)prefeitura de fortalezabicicletarautarquia municipal de trânsito e cidadania (amc)

Uma semana após confronto que vitimou comerciante, feira da José Avelino acontece com Guarda e fiscalização

A feira foi encerrada por volta das 7 horas da manhã, em uma ação da Guarda Municipal com o apoio da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). Vereadores de oposição estiveram no local15:14 | Ago. 25, 2021 Autor Júlia Duarte Tipo Notícia

FORTALEZA-CE, BRASIL, 25-08-2021: Rua José avelino no centro da cidade amanheceu com grande movimentação de guardas municipais e fiscais da Agefis. Na manhã desta quarta feira vereadores da oposição fizeram uma ação na José Avelino em defesa dos feirantes.  (Foto: Júlio Caesar / O Povo)(foto: JÚLIO CAESAR)
FORTALEZA-CE, BRASIL, 25-08-2021: Rua José avelino no centro da cidade amanheceu com grande movimentação de guardas municipais e fiscais da Agefis. Na manhã desta quarta feira vereadores da oposição fizeram uma ação na José Avelino em defesa dos feirantes. (Foto: Júlio Caesar / O Povo)(foto: JÚLIO CAESAR)

Afeira da rua José Avelino, no Centro de Fortaleza, funcionou nesta quarta-feira, 25, com movimento intenso nas primeiras horas da manhã. Apesar de forte movimentação, o público era menor do que aquele normalmente registrado. A feira, palco do confronto entre os feirantes e a Guarda Municipal, que terminou com a morte de um comerciante, contou com presença de vereadores da oposição e agentes da Prefeitura.

A feira foi encerrada por volta das 7 horas da manhã, em uma ação da Guarda Municipal com o apoio da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A previsão de encerramento, entretanto, era duas horas mais cedo, às 5 horas, de acordo com os vereadores que acompanharam a movimentação.

O líder da oposição na Câmara Municipal, Márcio Martins (PROS), ressaltou que para os feirantes não seria rentável sair tão cedo do local, especialmente com a chegada de pessoas de cidades do interior. “A principal reivindicação deles é permanecer até às 7 horas da manhã e isso é possível”, afirmou.

LEIA MAIS| Saiba quem é o vendedor morto após confronto na José Avelino; sepultamento será nesta quinta (19)

Segundo Márcio, o ideal é que a Prefeitura fechasse as ruas no entorno para garantir a realização do comércio. O vereador pontuou ainda que os parlamentares devem continuar indo ao local caso a situação não seja solucionada.

Prefeitura e Câmara Municipal

A Prefeitura de Fortaleza solicitou um levantamento com o quantitativo de pessoas que trabalham na rua José Avelino e no entorno. O objetivo é cruzar dados para, a partir do diagnóstico do comércio informal na região, discutir e propor soluções. O requerimento foi feito na noite da segunda-feira, 23, durante nova reunião do comitê instituído no último dia 18 para dialogar com representantes de vendedores ambulantes.

LEIA MAIS| Antônio Henrique afirma que atual gestão deve pacificar tensões na José Avelino

Ao programa Jogo Político, do O POVO, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Antônio Henrique (PDT), garantiu que as tensões vivenciadas entre feirantes da José Avelino devem ser pacificadas durante a atual gestão municipal. “Hoje estou mais próximo dessa pauta. Não podemos, mesmo querendo ajudar, atrapalhar o acesso das pessoas poderem caminhar e circular na cidade. O espaço público tem que ser respeitado e isso talvez tenha sido o entrave disso”, disse Henrique.


A feira chegou a ser proibida até o domingo, 22, mas voltou a acontecer mesmo com o decreto que proibia a movimentação. No decreto, a Prefeitura justifica que a liberação gradual das atividades econômicas no entorno da José Avelino ocasionou o comércio irregular de ambulantes nas vias públicas. O documento também destaca que a alta circulação de compradores dos comerciantes regulares da área colocaria em risco a saúde da população, pela Covid-19.

Nesta quarta, 25, a Agefis acompanhou a feira e ressaltou que atua para evitar aglomerações e permitir a livre circulação na região. “Essa ação tem como objetivo garantir o ordenamento público, garantir o pedestre de circular pelo passeio como também para que os carros possam fluir em vias desobstruídas”, pontuou Neuvani Vasconcelos, superintendente adjunto da pasta.

Já Guarda Municipal afirmou que todos os pontos da feira tiveram a presença de agentes do órgão e também atuavam para ordenamento da região, como a prevenção de aglomerações.

Entenda

Na madrugada de quarta-feira, 18, houve um novo confronto entre feirantes da José Avelino e a Guarda Municipal de Fortaleza – o anterior havia sido registrado no sábado, 14. No confronto, Naison Abdenego de Sousa Barros, de 31 anos, foi morto.

O crime é investigado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). “O caso foi registrado inicialmente no 34° Distrito Policial (DP), onde o irmão da vítima de 31 anos foi ouvido”, disse a nota. Agora já está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da PC-CE.

O confronto aconteceu na madrugada e um dos disparos teria sido o que atingiu o homem, que foi encaminhado ao Instituto José Frota (IJF), no Centro, onde veio a óbito, de acordo com informações dos feirantes. No dia seguinte, o feirante foi velado e enterrado no cemitério municipal de Caucaia, com uma homenagem de amigos e familiares.

Fonte: Jornal O Povo