História

Linha do tempo: 10/06/1952 Fundação, 23/12/1963 Funcionamento em Instalações Próprias

A Escola Louis Braille foi idealizada pelo Dr. Guilherme Echenique Filho, e nasceu como departamento professora da Escola foi uma jovem cega chamada Lory Huber a e partir de sua contratação foi realizada uma chamada aos cegos da cidade, e no dia 10 de junho de 1952 a escola foi fundada com apenas seis alunos.

O material constava de mapas, cartilhas e coisas do gênero, sendo que os aparelhos especializados eram de propriedade de Lory Huber, dos quais ela tinha uma pequena coleção: regletes e punções para escrever, a calcular, e dava, ainda, aulas de datilografia trabalhos manuais, canto e música. Ensinava, em suma, tudo o que ela sabia. 

Contava sempre com o máximo apoio do Rotary Club de Pelotas, das autoridades educacionais do Municipio e do Estado, e só assim conseguiu levar adiante esse grande ideal. Dez anos após sua fundação a Escola que iniciou como um departamento da Biblioteca Pública adquiriu personalidade jurídica própria.

Em 1963, passou a funcionar em um prédio próprio construído pelo Estado em um terreno doado pelo Município, localizado na Rua Andrade Neves, 3084. Daí em diante, a Escola Louis Braille passou a desenvolver-se e aprimorar-se na educação e na inclusão das pessoas com deficiência visual.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support